19 de set. de 2012

Falando em acessibilidade...

Olá pessoal, tudo bem?

Em agosto divulguei as inscrições para um curso sobre acessibilidade, na UFRGS (veja aqui). Felizmente estou conseguindo participar, e estou gostando muito!
A turma e os professores são ótimos, e estou aprendendo muito com eles. Certamente o conteúdo do blog será bastante enriquecido com o aprendizado e as discussões deste grupo. A ideia do blog sempre foi multiplicar aquilo que tenho aprendido, lido, vivenciado como professora e pesquisadora, e por isso o blog precisa ser acessível. Isso significa que qualquer pessoa interessada possa acessar o site e receber todas as informações das postagens, textos, imagens, da mesma maneira que qualquer um, e fica a dica para quem tem algum site ou blog.
É importante que os anexos estejam em arquivos com extensão ".doc", para que possam ser lidos pelos softwares que auxiliam pessoas cegas ou com baixa visão, e também possam ser impressos em impressoras de braile, ou mesmo para que possa ser editável (para que o tamanho, cor e tipo da fonte possa ser configurada conforme a necessidade de cada leitor).
Outro ponto importante é que as imagens possuam uma legenda para descrevê-la, para que todos possam saber que imagem é aquela e qual a sua importância na construção de sentido do texto.

Texto "Acessibilidade Direito de todos", e abaixo o símbolo da surdez,
da deficiência física e da deficiência visual, todos em azul e branco.
Incentivo a todos que tiverem um curso semelhante à disposição que o façam! Certamente seremos melhores profissionais e poderemos atingir um número maior de pessoas.

Vamos lá?
Abraço,
Vanessa.

Nenhum comentário: